Muitas pessoas têm espaço em casa e até têm vontade de fazer uma horta, mas não sabem nem por onde começar. Como preparar o terreno? Como plantar? Como devem ser as regas e a adubação? E as pragas? As questões são muitas, então vamos dar dicas básicas pra quem está perdido.
Mas por que ter uma horta?
Além do contato com a natureza, cultivar o próprio alimento também ajuda a desacelerar e a desatrelar o alimento da ideia de consumo, aumentando a consciência daquilo que colocamos no prato. Para as crianças, a importância disso é ainda maior, pois a horta se torna também uma ferramenta educacional, que terá impacto para toda a vida. Seja para cultivar frutas, verduras ou ervas e temperos, ter uma horta em casa é muito mais benéfico do que você imagina.
Além disso, plantar, colher e consumir alimentos que você mesmo plantou é extremamente satisfatório. Aliás, a jardinagem como um todo tem um papel terapêutico bastante importante, e existe até mesmo o que chamam de hortoterapia – a terapia como uma estratégia para melhorar a saúde. O fato é que cuidar de um jardim ou de uma horta é também benéfico para a saúde mental.
Começando do começo
Defina, antes de tudo, a área que você vai reservar para o plantio da horta. Isso vai ajudar a definir todas as outras etapas, como: quantidade de terra, espécies para plantar, caráter da horta (se vai ser para consumo doméstico, comunitário ou com fins comerciais), entre tantos outros. Então, avalie a posição em que a horta fique e qual a exposição solar que a área recebe durante o dia. Isso é importante porque algumas plantas precisam de muito sol, enquanto outras precisam de menos – e isso define se a planta vai sobreviver no espaço destinado a ela.
Tem tudo de que precisa?
Então, certifique-se de que você tem todas as ferramentas necessárias para começar a pôr as mãos na massa: terra, adubo, mudas ou sementes, regador, enxada, pá de mão, tesoura de poda e pulverizador para começar. Com isso tudo em mãos, é hora de preparar o solo e plantar. O melhor horário para plantar é no final da tarde, quando o sol já não está tão forte.
Cada hortaliça tem especificidades para que cresçam e se desenvolvam da melhor forma. Os tomates, por exemplo, precisam de tutores, enquanto outras são sensíveis a pragas. Por isso, informe-se bem a respeito de cada um antes de plantar, para evitar desperdício de tempo e frustrações.
É importante você se certificar qual o adubo ideal para cada hortaliça: adubo orgânico ou químico? Pode usar bokashi? Qual a frequência ideal de regas? Esses e outros cuidados você pode perguntar nos gardens ou nos locais em que você comprar suas mudas ou sementes.
Proteção é tudo
Se você tem animais de estimação em casa, esta etapa é obrigatória. Os animais são curiosos e não terão cuidado com as hortaliças. Além disso, podem ingerir alguma planta que pode ser nociva a ele. Mas, mesmo que não tenha, é importante delimitar e proteger o espaço destinado à horta com um cercamento de telas. Dessa maneira, elas ficarão protegidas de invasores e seu quintal vai ficar muito mais organizado.
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe com quem possa se interessar!
E não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades.