A concertina não é instalada diretamente no muro. Ela é fixada em hastes e presa na extensão de arames que vão de uma haste a outra. Por segurança, a concertina precisa ser instalada em muros com no mínimo 2,10 m. Assim, evitam-se acidentes em geral, especialmente envolvendo crianças. As hastes não podem ser inclinadas para o lado do vizinho, mas podem ser inclinadas em direção à rua.
Importante: Cada município tem uma legislação própria a respeito da proteção de muros. Por isso, é preciso consultar a prefeitura da sua cidade antes de fazer a instalação de qualquer barreira física de proteção em sua propriedade.
Material
– Concertina
– Hastes
– Arame macio para amarração (BWG 14 – 2,10 mm)
– Arame para servir de guia (BWG 12 – 2,77 mm)
– Alicate
– Torquês
– Furadeira
– Broca
– Parafusadeira
– Buchas e parafusos
Equipamentos de segurança
– Luvas de raspa
– Óculos de proteção
Instalação
A instalação da concertina é extremamente simples e consiste em hastes de sustentação, duas fileiras de fios guia (na parte superior e inferior) e concertina.
Passo a passo:
- Após retirar o rolo de concertina da caixa, conte a quantidade de lâminas em uma volta de concertina (circunferência) e marque o meio do rolo nos dois lados com uma caneta (equivalente ao diâmetro), riscando todas as voltas. De um lado, faça a marcação por dentro, do outro, por fora. Isso vai guiar a instalação da concertina.
- Meça a espessura do muro e faça uma marcação no centro. Ela vai orientar a fixação das hastes.
- Para fixar as hastes, posicione-as nos locais corretos e marque onde serão feitos os furos.
- Faça os furos e coloque as buchas. Em seguida, posicione corretamente as hastes e as fixe com os parafusos. As hastes deverão ter 2,5 m de distância entre si.
- Passe o fio guia da concertina pelos furos na parte inferior das hastes, arrematando em cada ponta.
- Insira o rolo de concertina na primeira haste, antes de colocar o fio guia superior.
- Passe o fio guia da concertina pelos furos na parte superior das hastes, arrematando em cada ponta.
- Fase final: é hora de começar a passar a concertina pelos arames, formando uma espiral. As marcações feitas no primeiro passo vão te ajudar a saber o ponto em que a concertina deverá encostar tanto no arame superior quanto no inferior. Posicione corretamente a concertina na marcação e faça a clipagem. Repita o procedimento a cada 25 cm, fazendo a clipagem no arame superior e inferior, conforme as marcações feitas no rolo com caneta.
- Instale placas de aviso na cerca. Ela deverá ser visível e, se for em uma esquina, os dois muros deverão ter placas.
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe com quem possa se interessar!
E não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades.