Muitas pessoas têm trocado a vida urbana por uma vida desacelerada no campo. Falamos disso no último post aqui no blog. Se esse é o seu caso e você quer saber como fazer para ter uma vida viável no campo, acompanhe nossas dicas.
- Horas de trabalho
Se você está fugindo da vida nas cidades por causa da enorme carga horária de trabalho, saiba que, no campo, ela pode ser bem maior. O trabalho pode começar bem mais cedo e terminar muito mais tarde. Não há um limite fixo para isso: o trabalho a ser feito é que vai regular a quantidade de horas. Mas tenha em mente que, muito provavelmente, ela será maior. E isso inclui finais de semana e feriados!
- O estilo de vida
Mudar-se para o campo realmente leva a uma vida mais calma e em um ritmo diferente. Mas muitas facilidades da vida urbana não se traduzem totalmente no campo. Leve em consideração tudo isso: asfalto, insetos, internet… Você está disposto a se adaptar?
- Planejamento
Se você já considerou tudo isso e, além disso, já constatou que tem aptidão para o trabalho no campo e está tranquilo com as vicissitudes impostas pela natureza, é hora de se planejar. Defina um plano de negócios, avalie o mercado (concorrência, fornecedores, mercado consumidor). É necessário pensar em toda a cadeia e saber onde você se insere nela, e em qual nicho você pode se encaixar. É importante ter algum diferencial, e, para isso, é importante qualificar-se. Faça cursos, aprenda o máximo que puder.
- Avaliação
Avalie a capacidade produtiva da sua propriedade e defina um plano de gestão bastante detalhado. É preciso realmente tratar como um negócio sério. Você tem que saber quanto pode investir, quanto espera de retorno – e em quanto tempo esse retorno virá -, e a relação entre produção e lucro. Fique especialmente atento aos seus gastos. Parcerias também podem ser bastante vantajosas!
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe com quem possa se interessar!
E não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades.