Você sabia que é possível que qualquer pessoa instale alambrados, pois é um material muito versátil e prático que possibilita a instalação facilmente e com máxima eficácia.
Seguindo os 5 passos que separamos pra você neste post, você pode realizar o serviço sem maiores problemas, porém é necessário que preste bastante atenção aos detalhes para que o serviço fique totalmente satisfatório.
1ª Dica – Abra a vala
Prepare o terreno onde a cerca vai ser instalada: aplaine o terreno e demarque o trajeto com uma linha ao longo do trajeto que será protegido. Depois disso, abra a vala de aproximadamente uns 40cm de profundidade para o assentamento de um bloco de concreto abaixo do nível do solo que é o que dá a sustentação para o bloco que será assentado acima do nível do solo. Esse último bloco atingirá a altura de um metro, e é onde fica a canaleta em que a base inferior da tela será fixada. Depois de finalizada a vala, seguimos para abrir os buracos para realização dos mourões. Recomenda-se 2,5m para distância entre os mourões.
2ª Dica – Mourões de concreto
Para maior durabilidade e economia, você pode utilizar estacas de concreto para fixar seu alambrado. Uma das vantagens das estacas de concreto é a resistência, além de já vir com os furos. Não se esqueça de prestar muita atenção às estacas principais, pois elas precisam ser posicionadas primeiro, devido à sua função de correção da trajetória da linha da cerca. Seja atencioso à instalação e cuidadoso quanto ao posicionamento da primeira e da última estaca da cerca, para poder ter senso de direcionamento e que o serviço cumpra com toda expectativa.
3ª Dica – Instalação dos mourões
Agora é só começar a alinhar os mourões na vala, sempre atento ao espaçamento correto entre eles, que deve ser de 2 metros e meio. O ideal é usar um prumo para que não fiquem pendendo mais para um lado do que para o outro. O buracos devem ter, no mínimo, 70cm de profundidade. Não esqueça que existem fábricas que também comercializam mourões de madeira tratada, para serem utilizados, porém, os de concreto são ainda mais resistentes a intempéries e quanto À DURABILIDADE.
4ª Dica – Esticando o Fio Condutor
É preciso utilizar um fio condutor para a estabilidade da tela, assim, ela não ficará solta em determinados pontos. Agora é só utilizar um arame tensor que será o fio condutor, este será esticado ao longo do trajeto em que a tela também será esticada. No fio tensor e na canaleta a tela ficará sustentada. Os postes dos cantos necessitam estar bem fixos nas bases de concreto para o arame ou fio tensor fique totalmente esticado. Mourões como escoras são uma ótima solução nesse caso, assim os postes não cedem À PRESSÃO do estiramento do arame tensor. Use um esticador para estirar o arame tensor.
5ª Dica – esticar a Tela
Primeiro, estique o rolo de tela no chão. Mas tome cuidado para que isso seja feito ao lado da mureta que dará apoio para a tela. Essa mureta também conservará a tela de modo que ela não seja danificada tão rápido pela ferrugem, causada pelas intempéries e proximidade com o solo úmido. Desfeito o rolo, a tela deve estar totalmente estendida no solo, sempre ao longo do perímetro que ela irá proteger. Depois que uma das bordas da tela estiver totalmente amarrada no mourão, começa o processo de levantamento da tela. É nesse momento, também, que a tela é ajustada na canaleta de proteção e fixação.
O ideal para concluir o estiramento total da tela é um vergalhão de construção ou barra de ferro pintada ou zincada que pode ser adaptado às bordas, para ser usado como guia para esticá-la. Logo em seguida amarre uma corda nas pontas dessa barra e com um nó de caminhoneiro puxa-se as extremidades da tela até que esta fique completamente esticada. Se houver a necessidade de emendas, elas são feitas retirando o primeiro fio de arame da borda da tela, o mesmo que será usado para se costurá-la na junção com a outra, para que a cerca possa ser concluída com sucesso.
Na conclusão, você deve verificar se a instalação da tela está totalmente pontilhada, ou seja, totalmente amarrada ao arame tensor para que fique firme e não balance com o vento a ponto de colocar toda a estrutura que a sustenta em risco. Isso pode ser finalizado com pedaços de arames ou grampos especiais e devidamente desenvolvidos para este tipo de serviço.
Viu só que bacana, na prática, ainda é menos complicado que na teoria. Quaisquer dúvidas, entre em contato com a gente aqui na Alvotelas, teremos prazer em ajudá-lo.
Curta nossas páginas nas redes sociais e solicite orçamento sem compromisso.