Uma pastagem de qualidade é aquela que garante todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do animal, de modo que sua produtividade seja otimizada. Para isso, é preciso que haja um bom capim no decorrer de todo o ano, em quantidade suficiente, sem degradar o pasto e o solo. Deve-se levar em consideração o objetivo, o orçamento, a mão de obra de que se dispõe, o clima, a qualidade do solo e as especificidades do animal.
1º passo: escolha do capim
É preciso escolher um capim que o animal goste de comer. Existem algumas variedades de capim preferidas pelos animais, não apenas pelo valor nutricional, mas pelas características físicas. Os animais preferem o capim menos fibroso, com menos colmo (caule) e mais folha, aliás, as folhas são as responsáveis pela nutrição e engorda dos animais. Além disso, eles costumam ser exigentes com os alimentos, e acabam comendo apenas o que é fácil de pegar e mastigar.
2º passo: solo
O segundo passo é preparar o solo para a pastagem. Isso envolve todos os cuidados e proteções contra pragas e insetos, erosão, e plantas invasoras, além de adubação e outras correções necessárias, como nivelamento e aplicação do potássio, nitrogênio, calcário e fósforo.
3º passo: semeadura
As sementes devem ser de qualidade e livres de todas as impurezas que possam interferir na germinação. Outro ponto importante é que as sementes devem estar entre 3 e 5 cm de profundidade para que possam ter o máximo aproveitamento.
4º passo: primeiro pastejo
O primeiro pastejo ainda faz parte da estratégia de cultivo, e deve ser feito sob certos critérios para que a pastagem obtenha sucesso ao longo prazo. O objetivo é controlar a cobertura do solo e eliminar o excesso de plantas. A manutenção do pastejo ocorre entre 40 e 70 dias, aproximadamente, após o capim ter germinado, e deve ser intenso e rápido, com mais animais do que o recomendado, e também mais leves, para que as mudas não sejam arrancadas e o solo não seja compactado.
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe com quem possa se interessar!
E não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades.