Se você mora em sítio ou em chácara, ter um cachorro é ideal para manter companhia e garantir um pouco mais de segurança. Mas esses animais também podem tirar bastante proveito da grande área disponível para crescer e brincar: é uma situação “ganha-ganha”. Separamos cinco raças de cachorro que vão se adaptar bem à vida no campo.
Vira-latas
Primeiramente, os vira-latas. Além de existirem muitos para adoção – o que é uma vantagem enorme –, os vira-latas costumam ser extremamente inteligentes, protetores e costumam ser mais resistentes a doenças que cães de raça “pura”. Contudo, isso não quer dizer que não exijam cuidados, exatamente como os cães de raça. As características dos vira-latas depende dos cruzamentos que os geraram, mas, em geral, o porte desses animais costuma ser de pequeno a médio, e sua expectativa de vida pode ultrapassar os 16 anos.
Border Collie
É considerada uma das raças mais inteligentes do mundo. Segundo pesquisas, cães dessa raça podem aprender mais de 1.000 palavras de comando e ações. Por ser natural de regiões montanhosas do Reino Unido, sua habilidade no trabalho de pastoreio é muito conhecida. Portanto, é uma raça com muita energia e se adapta muito bem no campo. Se tiver uma vida ativa e equilibrada, podem viver, em média, até 15 anos.
Labrador
Talvez as características mais conhecidas dessa raça seja sua amabilidade e se jeito brincalhão. É um cão extremamente fiel e apegado ao dono. Sua docilidade torna essa raça muito fácil de ser treinada, desde filhote. Mas os labradores precisam se exercitar com frequência, pois têm tendência a ganhar peso, o que pode por sua saúde em risco. Vivem, em média, de 10 a 12 anos.
Fila Brasileiro
Essa raça nacional possui um grande porte. Apesar de serem fiéis e amigáveis com os donos, pode mostrar bastante valentia diante de alguém que considera estranho ou ameaçador. Mas, no cotidiano, são cães bem calmos e autoconfiantes. Mas precisam de exercício físico rotineiramente, porque também têm tendência a ganhar peso. Em média, vivem de 9 a 11 anos.
Rottweiler
Apesar da fama de malvados, isso é apenas meia-verdade. É uma raça extremamente antiga, e os animais são bem robustos. São muito protetores e demarcam o território, mas não são agressivos sem que haja motivo. É um cão de guarda, que mostra claramente quando vai atacar – não são traiçoeiros. Mas é preciso ter atenção caso demonstre agressividade excessiva. Costumam viver de 8 a 10 anos.
Lembrando que você deve sempre cercar a sua propriedade para evitar que o cão fuja ou sofra alguma ameaça. E não se esqueça de levá-lo para um check-up e de ficar sempre atento à sua saude e ao seu bem-estar.
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe com quem possa se interessar!
E não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar sempre por dentro das novidades.